Três passos para deixar suas finanças em ordem


Três passos para deixar suas finanças em ordem

 

É muito normal, não só na profissão de Personal Organizer, mas para microempreendedores em geral, que no começo das atividades, as finanças pessoais se misturem com as profissionais. É preciso muita disciplina da nossa parte para que isso não aconteça, desde o início da nossa vida empreendedora.
 

1º PASSO – AGENDAR/PROGRAMAR

A regra de ouro aqui é ter duas contas-correntes: uma para a vida pessoal e outra para sua empresa. Mesmo que as duas contas sejam de pessoa física, o cenário ideal é que uma sirva para receber o seu “salário” e pagar as suas contas pessoais, e a outra seja para os recebimentos da empresa e pagamentos dos custos operacionais.

O que acaba acontecendo com o decorrer do tempo, é que o cliente solicita os dados da conta para pagamento pelo seu trabalho, e você acaba informando sua conta particular para ele depositar. Isso passa a acontecer com frequência, e quando você percebe já não sabe mais, quanto dinheiro é seu de fato e quanto deveria ser da empresa.

Na correria diária, muito provavelmente você não consiga acompanhar esses depósitos, então fica a sugestão para que você utilize a sua agenda para lhe auxiliar com essa tarefa de cuidar do dinheiro, programe 15 minutos por semana para um “encontro com o seu extrato” e faça as devidas transferências para que tudo fique em ordem. Assim você terá, uma vez por semana, a separação do que efetivamente é seu, e o que é valor da empresa.

 

2º PASSO – DETERMINAR METAS

Com esse primeiro passo estabelecido, fica muito mais tranquilo estipular metas pessoais, profissionais e financeiras. Lembrando sempre que as metas devem ser: específicas, mensuráveis, relevantes, atingíveis e com prazo definido.

Se sua meta pessoal é viajar com a família de férias, ela deve ter: uma data pré-estabelecida, para onde será essa viagem, qual o custo da viagem, e somente assim você conseguirá saber o quanto precisa economizar por mês até o dia da viagem.

Da mesma forma para sua empresa, quanto você irá faturar no ano? Qual objeto você almeja alcançar? Quanto você precisa faturar no mês para alcançar esse objetivo anual?

 

3º PASSO - MONITORAMENTO

Traçadas as metas, inclusive as financeiras, o próximo passo será o monitoramento e acompanhamento dessas metas. O fator determinante para que você tenha sucesso nessa atividade, é a escolha correta do seu método de controle.

Para isso não existe “receita de bolo”, pode ser uma planilha, um caderno ou um aplicativo. O importante é que funcione para você! É claro que com o uso do celular um aplicativo sempre é bem-vindo, mas não tenha vergonha se o que ajuda você a lembrar do pagamento das contas é um “post-it” no computador, nessa área não existe certo ou errado, existe o que funciona para você!

Guiabolso, Organizze, Mobills, MinhasEconomias e para supermercado EconomizaClub, são alguns dos aplicativos que podem te auxiliar na tarefa de manter tudo sob controle.

 

Tenho certeza que com esses três passos, implementados, sua empresa já começará a evoluir para um orçamento financeiro mais profissional. A avaliação do que realmente precisa ser investido fica muito mais evidente e clara.

Me conte, qual desses passos você já segue? Qual a sua maior dificuldade?

Grande Abraço, Mah.




Por
05/06/2019

A Mah Organiza hoje tem como missão levar organização financeira para mulheres empreendedoras, fortalecendo assim este relacionamento de organização e finanças.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!