ORGANIZAÇÃO DE HOME OFFICE: UM CAMINHO PARA A PRODUTIVIDADE


ORGANIZAÇÃO DE HOME OFFICE: UM CAMINHO PARA A PRODUTIVIDADE

Para quem trabalha em casa, um ponto fundamental para ter dias mais produtivos é a organização do ambiente. Afinal, é preciso criar uma rotina, se manter concentrado, ter tempo para realizar todas as atividades necessárias e ainda se sentir confortável ali.

Para ajudar nisso, esse passo a passo, se colocado em prática, certamente irá melhorar seus dias de trabalho:

1 - Busque um espaço adequado

Caso você ainda não tenha um ambiente definido, o ideal é que ele seja iluminado, arejado e com uma porta que você possa se isolar do resto da casa (ou pelo menos que não seja uma área de trânsito contínuo). De maneira geral, apenas uma mesa e cadeira são suficientes, mas se você tiver acesso a prateleiras, armários e gaveteiros, eles ajudam muito!

É preciso lembrar que você vai passar várias horas do seu dia nesse local, então ele precisa ter o seu estilo e ser confortável! Falando nisso, uma cadeira certa para sua altura e peso, um apoio para os pés e um suporte para o computador/notebook são quase imprescindíveis e farão diferença ao final de cada dia.

2 - Descarte o que não é útil

Unanimidade quando se fala em organização, o descarte é necessário para que o que realmente importa não se perca e esteja de fácil acesso. Costumamos falar que não se organiza tralha! A ideia é que a mesa de trabalho, bem como gavetas e armários, devem conter apenas o que tem utilidade no dia a dia. Pense ainda, que muitos materiais como catálogos e tabelas de valores podem estar na internet ou você pode salvar em uma nuvem para consulta. Além disso, não é necessário ter grande quantidade de alguns materiais, como canetas, clipes, réguas, grampeadores etc. Fique apenas com o que usa e reponha quando necessário. Inclusive, tendo menos coisas, você saberá mais facilmente quando algo estiver acabando e poderá comprar somente o que é preciso, evitando desperdício de material e dinheiro.

3 - Defina um lugar para cada coisa

Setorize os itens que você precisa para trabalhar. Deixe em cima da mesa apenas itens necessários para o dia a dia, como computador, caneta, caderno, clipes, agenda física etc. Em uma área de fácil acesso (preferencialmente que você não precise levantar, como um gaveteiro ou prateleira), deixe o que você usa quase que diariamente, mas não o tempo todo, como folhas para impressora, envelopes, plásticos, cola, grampeador etc. Para itens pequenos ou em maior quantidade, opte por organizadores de gavetas e caixas que ajudarão a setorizar. Já num local um pouco mais afastado (como um armário, por exemplo), coloque itens que não são usados sempre, como livros, documentos, arquivos e estoque de material.

4 - Mantenha tudo no lugar

Obviamente, durante o dia as coisas vão sendo usadas, então a dica é usar os 05 minutos finais do seu dia (ou de cada turno!) para colocar tudo de volta nos devidos lugares. No dia seguinte, você verá a diferença que isso faz para recomeçar o trabalho! Além disso, tire uns 10 minutos uma vez por semana para também passar um pano nos objetos e já aproveitar para revisar o que pode ser descartado ou o que precisa ser comprado.

E aí, vamos colocar em prática?

Lembrando que na Casa + Prat-K você encontra vários itens para ajudar na organização do seu escritório.

 

Abraços,

Ana Ribeiro

A/R Organização e Produtividade

@arorganizacao

 

 




Por
08/08/2019

Ana Ribeiro, consultora à frente da A.R Organização e Produtividade, é uma apaixonada por esta área desde sempre. Formada em Turismo e com 18 anos de experiência em vendas e em empresas de grande porte, durante esse período teve a organização como principal diferencial junto aos seus clientes. Os primeiros cursos nesta área foram no início de 2016, mas, em meados de 2017, começou a se dedicar exclusivamente à sua empresa. Desde então, vem aprofundando os estudos em organização de documentos, produtividade, gestão do tempo, vida digital, autoconhecimento, qualidade de vida, essencialismo e tudo mais que acontece dentro da organização pessoal. Tudo com o objetivo de ajudar as pessoas em como usar os benefícios da organização para desenvolver de forma mais produtiva e com propósito suas tarefas pessoais e profissionais, tendo mais tempo para o que realmente importa para si.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!