Cozinha Organizada = Praticidade e Economia


Cozinha Organizada=Praticidade e Economia

Além de um espaço de produção, a cozinha é um lugar de afeto, onde acontecem os encontros e onde muitas famílias passam a maior parte do tempo em que estão juntas. Seguem aqui algumas dicas para organização desse ambiente tão importante para toda a casa.


1 – Crie setores:
Quando falamos em organização de cozinhas um dos objetivos fundamentais é a funcionalidade. Defina áreas de trabalho e coloque em prática a organização pensando nos locais onde serão executadas as ações como o preparo e armazenamento dos alimentos, área de cocção, as áreas úmidas, área de estoque e onde serão guardados os utensilios conforme disposição de espaços e frequência de uso.

2 – Pense na praticidade:
A disposição dos objetos e utensilios de cozinha deve atender à definição dos espaços citados anteriormente. Por exemplo: as panelas ficarão próximas ao fogão, as luvas térmicas e formas ficarão próximas ao forno, as tábuas e facas próximas à bancada onde serão cortados os alimentos. Essa dica vale para louças, eletrodomésticos, potes de armazenamento, material descartável e todo o tipo de utensilios. Lembrando que a disposição deve atender à frequência de uso de cada objeto. Dessa forma, por exemplo, o objeto que for menos utilizado vai poder ocupar os espaços mais altos ou o fundo das prateleiras. Diferente disso, tudo o que for usado diariamente deve estar sempre bem acessível. É legal pensar na ergonomia e em facilitar o dia a dia de quem frequenta o ambiente. Se os armários possuírem prateleiras altas, é interessante fazer uso de um banquinho ou escadinha para possibilitar o acesso fácil a esses espaços.

3 – Atenção aos Alimentos:
Organização é imprescindível quando se trata de armazenamento de alimentos. Um ambiente setorizado, claro e limpo permite maior controle do que consumimos, melhor conservação dos alimentos em estoque e consequentemente gera economia, pois o desperdício é evitado.

A dica é ter um espaço para embalagens fechadas (estoque) e outro para os alimentos que estão em uso. É interessante manter os alimentos em uso bem fechados, livres de umidade e do contato com fatores indesejados, como a presença de traças. Nesse caso aconselha-se o uso de recipientes herméticos. Escolha potes transparentes, que facilitem a visualização de seu conteúdo, os mantenha identificados e deixe disponível a data de validade para conferência. Organizando a despensa de forma que todo o seu conteúdo esteja visível fica mais fácil controlar o consumo. Dessa forma, adote um método de controle e crie a sua lista de compras. Você vai evitar comprar coisas repetidas ou deixar que os alimentos estraguem antes de serem consumidos. Esses cuidados vão fazer diferença na economia.

4 – Cuidados com limpeza:
A cozinha é o local onde se preparam os alimentos, então os cuidados com a limpeza devem ser redobrados. Desde a troca de panos de prato e esponjas, o tipo de superfície onde os alimentos são preparados, as tábuas, utensilios, tudo é importante e precisa estar em bom estado de limpeza e conservação. Mantenha sua geladeira limpa e organizada! Atente para as áreas de conservação destinadas a cada tipo de alimento, use os recipientes adequados e se informe sobre o tempo de resfriação e congelamento indicado para cada alimento. Separe e troque o lixo sempre que puder. Use de preferência uma lixeira com pedal ou algum outro sistema no qual não seja necessário usar as mãos para o manuseio. Essas questões podem ter relação direta com a saúde da sua família.

5 – Manutenção
Depois de tudo setorizado e organizado a dica é manter. Com os espaços definidos fica mais fácil devolver os objetos para seus devidos lugares. Procure criar uma rotina de limpeza e conferência de estoques e deixe a rotina da sua casa muito mais leve e prática. A organização está diretamente relacionada à consciência da importância dos espaços que ocupamos e o quanto nos sentimos bem neles ou não. Experimente fazer um descarte, criar novas rotinas, mudar o seu olhar para as formas de consumir e habitar. Tenha assim uma vida mais leve!

Flávia Nogueira
Organizadora Profissional




Por
02/07/2019

Flávia Nogueira, formada em Biomedicina e pós-graduada em Microbiologia Clínica. Após quase 8 anos atuando em laboratório de análises, procurou cursos na área de organização profissional a partir de um desejo de mudar seu caminho profissional e estar mais conectada com as pessoas. Hoje, capacitada em organização residencial e organização de mudanças e atuando no mercado há quase 3 anos, acredita e aposta na organização como uma ferramenta de transformação que vai muito além de otimizar espaços. A organização muda vidas, os conceitos e a percepção das pessoas sobre tempo e suas necessidades reais.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!