Como planejar uma grande viagem


Como planejar uma grande viagem

Algumas pessoas vivem para viajar e podem arrumar uma mochila rapidamente e viver espontaneamente a vida ao máximo em novos países. Mas será que é tão fácil assim? Para que tudo saia do jeitinho que você quer, vamos fazer um passo a passo de como planejar uma viagem.

PRIMEIRO - Definir datas

Selecionar as datas da viagem parece algo bem fácil, é claro. Mas pode ser um desafio quando pensamos na agenda de trabalho e vários fatores que devem ser levados em consideração antes de viajar. Primeiramente você deve verificar as datas disponíveis para você e as pessoas que vão viajar contigo. Enquanto isso, verifique também se o local para onde você está indo exige muito ou pouco tempo de planejamento, lembrando que sempre que você viaja em alta temporada é preciso de mais tempo para conseguir agendar os passeios, hospedagem, entre outros.

Ao definir as datas, comece a se importar com o clima, os preços das passagens, disponibilidade do hotel, o que ver e fazer no local, os restaurantes que gostaria de aprecisar, os locais que gostaria de visitar. De qualquer forma não finalize nada, você pode usar a informação para fins de orçamento e planejamento.

SEGUNDO - Iniciando o planejamento

Embora você possa manter uma lista em um caderno com anotações rápidas, é extremamente recomendado manter tudo organizado em uma planilha do Google. A melhor parte é que você pode compartilhar essa planilha com qualquer pessoa que irá viajar junto, e ainda poderá acessar de onde estiver, incluindo seu celular. Há a possibilidade de criar várias abas, cada uma para uma finalidade, como: hotel, itinerário, cronograma, passeios, contatos úteis. Ter todas as informações em um único lugar torna tudo muito mais prático e faz você economizar tempo no planejamento.

Além da planilha, criar um Google Map também pode ser muito útil, principalmente quando você irá percorrer uma distância grande, por várias cidades e até países. Você pode mapear onde os locais que quer visitar estão, mesmo dentro das próprias cidades, é incrível. Se tiver dificuldades, existem vídeos no Youtube que explicam como fazer.

À medida que o planejamento for andando, ideias vão surgindo e tudo deve ser registrado, para depois ir finalizando conforme os planos começam a se tornar mais concretos.

TERCEIRO - Pesquisa, pesquisa e pesquisa

Nem sempre o tempo que você tem para visitar a cidade onde vai viajar é suficiente para conhecer tudo que você deseja. Eventualmente você precisará tomar decisões difíceis, por isso é importante verificar todas as possibilidades primeiro. Para realizar uma boa e ampla pesquisa, listamos quatro maneiras diferentes:

- Comece falando com amigos que já foram para esse mesmo local. Eles poderão dar excelentes dicas, não qualquer uma, mas dicas super personalizadas. É válido sempre pedir o que aconteceu de bom e de ruim também.

- O segundo ponto, obviamente, é a internet. Pesquise em fóruns, nos sites das próprias cidades e de turismo local, em sites gerais sobre viagens e em blogs que abordam especificamente esse tema. Aqui você pode passar bastante tempo pesquisando e interagindo com as pessoas. Não esqueça de pesquisar sobre a cultura e os hábitos do povo local.

- Livros podem ser úteis também, mas é importante cruzar informações com a internet para garantir que tudo esteja devidamente atualizado.

- Finalmente... as redes sociais. Existem inúmeras maneiras pelas quais elas podem ser úteis quando você está planejando uma viagem. Verifique onde as pessoas foram e quais as notas que deram para os locais, se parecia uma ótima experiência ou um delicioso restaurante. Leia os comentários e acompanhe as hashtags.

Conforme for avançando na pesquisa, continue registrando tudo que acha interessante e não esqueça de ir anotando na sua planilha os locais que se destacam.

QUARTO - Aproxime o mapa das coisas

Depois de definir uma linha de tempo (suas datas), uma infraestrutura de planejamento (a planilha e mapa do Google) e as pesquisas (todas as suas ótimas anotações), chegou a hora de mapear tudo isso para a viagem tomar forma. Fixe tudo no seu mapa: uma cidade que você absolutamente não pode perder, um passeio imperdível que todo mundo está falando bem, um restaurante com a culinária que não sai da sua cabeça ou um hotel que você sonha. É desta forma que você irá mapear a sua rota e encontrar a melhor localização do hotel para se adequar as suas necessidades. As vezes um hotel mais central é melhor para ficar perto de tudo, mas em outras um local mais retirado é o que você precisa.

Você pode verificar os locais que tem mais atividades para você fazer e que precisará despender mais tempo e até mesmo adequar mais atividades em locais que está com bastante tempo livre, preenchendo todas as lacunas. É claro que ter um tempo livre na viagem também é importante, não esqueça!

QUINTO - Reserve tudo

Faça uma revisão no seu roteiro, passando todos os pontos e ajustando o que for necessário, para somente após iniciar as reservas e confirmações.

Comece com os vôos, caso tenha flexibilidade verifique um ou dois dias antes e depois das datas estipuladas para encontrar o melhor preço. Verifique também o que é permitido levar nas bagagens de mão e os pesos e medidas, para não ser constrangido na hora do embarque. Depois parta para os hotéis, aqui você vai encontrar todo tipo de valor, vale uma boa pesquisa para garantir a melhor localização, acomodação e preço. Tudo feito! Agora é hora de verificar os passeios que precisam de reserva antecipada.

Não esqueça de preencher as confirmações em sua planilha do Google, para não se perder pode utilizar a marcação em verde no que já estiver reservado e confirmado.

SEXTO - Finalize os detalhes

Chegando mais perto da viagem e com as principais reservas feitas, é hora de começar a finalizar os detalhes. Caso necessário, libere o seu cartão de crédito para compras internacionais, configure um plano de dados de viagem para o seu telefone, obtenha o seguro de viagem, verifique o seu passaporte e documentos e assim por diante. Para tudo isso você pode fazer um check list e ir verificando conforme o andamento.

SÉTIMO - Discussão através do Itinerário

Caso ainda não tenha feito uma reunião com todos os viajantes, essa é a hora. Percorra o itinerário, verifique se todos conferiram o check list e se ainda tem algo para ajustar. Isto ajuda a garantir que tudo saia como planejado, a descobrir quais os dias que tem mais atividades, quais as noites que tem mais tempo para relaxar e curtir e re-confirmar se tudo está mesmo reservado e confirmado para as datas certas. Fazer isso ajuda a refrescar a memória do que será feito durante a viagem para ninguém ser surpreendido.

O último passo é embarcar e curtir! Tenha uma ótima viagem.




Por
28/02/2018

Ama organização e harmonia nos ambientes. Uma pessoa prática e bastante perfeccionista, por isso gosta de manter as coisas sempre no lugar, para encontrá-las facilmente depois. Assim otimiza o seu tempo e utiliza energia para curtir os momentos + especiais.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!