Aprenda a instalar prateleiras utilizando trilhos e suportes


Aprenda a instalar prateleiras utilizando trilhos e suportes

A instação de prateleiras de madeira utilizando trilhos e suportes garante mais mobilidade e praticidade na organização dos seus ambientes. Por ser versátil, essa opção é adequada para closet, montagem de loja, garagem, lavanderia, despensa ou depósito, já que as prateleiras podem ser transferidas a qualquer momento, ajustando a altura de acordo com a necessidade. Ao longo do tempo você ainda pode aumentar ou diminuir o número de prateleiras dispostas no trilho, readequando a sua realidade.

Primeiramente você deve escolher a prateleira mais adequada para o seu ambiente, lembrando que em um mesmo trilho podem ser istaladas prateleiras de tamanhos diferentes. Observe o tamanho, o material e a cor da prateleira, para que fique adequada no seu espaço. Após definida a prateleira, chegou a hora de escolher os trilhos e os suportes. Esses podem ser encontrados nas opções simples e duplo, cuja diferença é somente a capacidade de peso suportada. Para o modelo simples, a capacidade é de até 40kg por prateleira, já no modelo duplo, a capacidade aumenta para até 60kg. Essa capacidade requer que os itens estejam distribuídos na extensão da prateleira, não acumulando em apenas um dos lados.

Ao escolher os suportes para os trilhos, opte por uma cor que combine com a cor da prateleira. Atente que o comprimento do suporte deve ser adequado à profundidade da prateleira. Estabeleça também a quantidade de peças necessárias para a montagem de todo o ambiente, sempre levando em conta que a quantidade de suportes deve ser, no mínimo, o dobro da quantidade das prateleiras.

No que diz respeito aos trilhos, leve em consideração a quantidade de prateleiras que serão instaladas e a altura da parede do seu ambiente, assim determinando o espaçamento entre as prateleiras. Para que a combinação fique harmoniosa, escolha os trilhos na mesma cor dos suportes.

Para fazer a instalação, você precisará de algumas ferramentas como: furadeira, broca, trena, lápis, nível, martelo de borracha, chave de fenda ou cruzada e parafusadeira, além de um pano limpo para a limpeza do ambiente.

Você pode conferir abaixo como instalar prateleiras de madeira com trilhos e suportes adequadamente:

Nas prateleiras de até 60cm você deve deixar um espaçamento de 5cm em cada lado.

 

Para prateleiras de 90cm o espaçamento aumenta para 20cm em cada lado.

 

para prateleiras de 100cm, é indicado deixar 10cm em cada lado e instalar mais um trilho com suporte centralizado, garantindo assim a sustentação dos materiais dispostos na prateleira.

 

O mesmo acontece para prateleiras de 120cm, nas quais o espaçamento deve ser de 10cm nas laterais e também deve ser instalado um trilho e um suporte no meio.

 

Para compreender melhor como funciona a instalação, assista o vídeo abaixo:

Sempre verifique as instalações elétricas e hidráulicas que possam interferir na instalação dos trilhos, suportes e prateleiras, garantindo assim a segurança no trabalho. Observe também se a parede é de alvenaria, para assegurar que a fixação seja bem sucedida.

A limpeza deve ser realizada com um pano levemente umedecido. Pronto! Agora é só organizar os objetos nas prateleiras e manter tudo no lugar.

 




Por
25/08/2017

Ama organização e harmonia nos ambientes. Uma pessoa prática e bastante perfeccionista, por isso gosta de manter as coisas sempre no lugar, para encontrá-las facilmente depois. Assim otimiza o seu tempo e utiliza energia para curtir os momentos + especiais.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade sobre organização e praticidade!